terça-feira, 26 de setembro de 2017

Cronograma Capilar - 1ª semana - Nutrição


Bem, o verão está chegando e, como moro na praia, o meu cabelo sofre bastante com o sol, maresia e muita água do mar. Por isso, resolvi fazer um cronograma capilar profilático. Minha ideia é 1 vez por semana fazer uma das etapas do cronograma mais power e, conforme vou fazendo meu cronograma, vou compartilhando com vocês, assim vocês terão dicas de produtos e até poderão aprender um pouco mais sobre o assunto. 

Como essa é a minha 1ª semana, vamos começar com um basicão sobre o assunto. O cronograma capilar é dividido em 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. A hidratação é a água que precisamos repor nos fios (essa é a etapa que o meu cabelo mais precisa). A Nutrição ou Umectação seria a reposição dos lipídios, ou seja, a gordura natural dos cabelos (essa é a etapa que o meu cabelo mais gosta). E a Reconstrução vai repor as proteínas dos cabelos. 

Como eu já disse, meu cabelo ama a etapa da Nutrição, por isso do cronograma, se deixar eu só faço Nutrição e deixo as outras etapas de lado. Como o meu cabelo está saudável, optei por fazer uma das etapas semanalmente de forma mais profunda, até porque, hoje em dia, encontramos várias máscaras com a mescla das 3 etapas. Fazer uma etapa semanalmente mais profunda, não quer dizer que eu não vou cuidar dos cabelos nos outros dias, apenas que nesse dia, eu vou me dedicar mais.   
Para começar com o meu cronograma profilático, obviamente, peguei a Nutrição. Como eu sei que os produtos são de Nutrição??? Eles terão na fórmula óleos vegetais e manteigas.  

Produtos que usei e como usei:
OBS: Geralmente o processo é o mesmo: lavar o cabelo com xampu para "abrir" as cutículas, tirar o excesso de água, enluvar o cabelo com a máscara e deixar pelo tempo necessário (conforme o fabricante indica), depois de tirar a máscara, aplicar o condicionador (se necessário) para selar as cutículas. No final, passar um leave-in (principalmente se você for usar secador, escova ou chapinha...).
  1. Shampoo Efeito PhotoShop da Inoar - Sua fórmula com óleo de coco (Nutrição) e queratina vegetal (Reconstrução) acende o brilho e equilibra o pH. Lavei 1 vez, mas bem lavado!
  2. Máscara Maionese Light da Salon Line - Sua composição tem: óleo de amla (rico em vit C), Proteína do Ovo (rico em vit A, vitaminas do Complexo B e antioxidante) e Azeite de Oliva (rico em vitaminas A, D, K e E). Como diz a embalagem: Nutrição turbinada! Gente, não tenho os cabelos crespos ou cacheados, isso só significa que a máscara é mais potente, pois esse tipo de cabelo precisa de maiores cuidados. Enluvei o cabelo depois do shampoo e deixei por 5min.
  3. Condicionador Efeito PhotoShop da Inoar - Também com o óleo de coco e a queratina vegetal. Usei depois da máscara para selar as cutículas. 
  4. Óleo de Argan da Inor - para fechar com chave de ouro (trocadilho 😏), utilizei o meu Óleo de Argan como finalizador. Esse tem resenha aqui no blog.


Tanto os produtos da Inoar quanto a máscara da Salon Line não são testados em animais. Isso conta muito!!!
Pessoal, eu fiz uma coisa bem básica e a tendência é ficar cada vez mais básico focando um pouco mais nos produtos. Qualquer dúvida é só perguntar. Por hoje é isso. Semana que vem continuamos com a etapa de Hidratação. Bjux

Nenhum comentário:

Postar um comentário