quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Cronograma Capilar - 8ª semana - Umectação

E chegamos novamente na etapa de Nutrição!!! Hoje eu vou ensinar uma nutrição power para quem está precisando repor os lipídeos nos cabelos - a Umectação. Se você está sentindo os cabelos secos, opacos e sem vida, talvez essa seja a solução para os seus problemas. E, o melhor de tudo, até quem tem cabelo oleoso pode fazer a umectação, já que o óleo natural não irá afetar a oleosidade natural dos cabelos. 

Cuidados que você precisa ter na Umectação: os óleos precisam ser 100% naturais. Não exagerar na aplicação dos óleos no cabelo.

Como funciona a umectação:

Você vai escolher o óleo de sua preferencia e aplicar em todo o cabelo (que não precisa estar limpo). Começa pelo couro cabeludo, massageando com o óleo e depois vai enluvando o comprimento separando o cabelo em mechas. É importante deixar um período de pelo menos 2 horas para o óleo penetrar nos fios, tem gente que deixa à noite toda (umectação noturna), mas como eu tenho os fios finos acredito que muito tempo com o óleo acabaria deixando os fios pesados, então 2 horas serve para o meu tipo de cabelo. O ideal é você ir testando conforme o seu tipo de cabelo (fio fino ou grosso, liso ou crespo, etc). 

Sobre os óleos:

Eles precisam ser 100% naturais. Há marcas que fabricam óleos para a umectação, é só procurar. Eu prefiro aqueles mais comuns: coco, oliva (geralmente eles são usados na cozinha) e rícino. Sempre tenho eles em casa. 

Óleo de coco - melhora a circulação do couro cabeludo, combate o frizz e as pontas duplas, dá brilho, sedosidade e maciez aos fios. Também ajuda a eliminar a caspa. Contém vitaminas E, K, ferro e ácidos graxos.

Azeite de Oliva extra virgem (aquele da salada) - Proporciona maciez e vitalidade aos fios, recupera a elasticidade e brilho aos cabelos. Ele também evita caspa e alivia a coceira. Contém: vitaminas A, D, K e E.























Óleo de rícino - antigo laxante das nossas avós! Ele ajuda que os fios cresçam mais fortes, diminui a queda, hidrata e combate à caspa. Contém: sais minerais, vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9. OBS: O óleo é contraindicado para gestantes e lactantes.







Como eu faço a minha Umectação:

Peguei um pouco de óleo rícino e fiz uma massagem de 5 minutos no couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas para não machucar. É essa massagem que vai ajudar na circulação do couro cabeludo. Eu não gosto de passar o óleo rícino nas pontas, pois ele é muito espesso, passo só no couro cabeludo. Depois da massagem, apliquei o azeite de oliva nas pontas e espalhei bem, mas sem exagerar para não deixar o cabelo pesado. Prendi com uma piranha e deixei por 2 horas. Para retirar o óleo, fiz a técnica UCPE (Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar). 

Obs: Você pode lavar os cabelos normalmente, mas corre o risco de tirar todos os benefícios do óleo dependendo do xampu que usar. A técnica UCPE evita essa perda.

Como fazer UCPE:

Depois de fazer a umectação e deixar o tempo necessário, você vai pegar um condicionador com silicones solúveis ou sem silicones (aqueles que são específicos para as técnicas de no-poo e co wash), já que você vai precisar aplicá-lo nas raízes. Eu uso o Yamasterol amarelinho (o de babosa), esse não tem erro! Vai aplicar o condicionador em todo o cabelo, ainda com o óleo, massagear e deixar mais uma pausa de 20 minutos. Depois é só tomar banho e retirar tudo. Nessa hora, eu indico lavar com água morna (não quente!!) que facilita tirar o óleo. Se você sentir o cabelo ainda pesado, pode dar uma segunda lavado com o condicionador. Depois é só finalizar como de costume. Você ficará com os cabelos lindos! 






















Espero ter ajudado com essas dicas do cronograma capilar. Sempre que eu tiver dicas ou novidades, voltarei com o cronograma. Vou manter o meu durante o verão, então posso aparecer com postagens do nada!!! Bjux

Nenhum comentário:

Postar um comentário